Disponível em: <http://www.r2formacaopedagogica.com.br/uploads/pages/2018/09/pedagogia-para-graduados-em-12-meses-6-encontros-bimestrais-1537288655.jpeg>. Acesso em: 01 Ago. 2019.
BLOGQUEST
CONCLUSÃO
Essa blogquest foi pensada e produzida para que os estudantes pudessem ter acesso aos conteúdos trabalhados no curso de Licenciatura em Pedagogia, de forma interativa e atual, uma vez que essa ferramenta foi apresentada através do componente curricular de Educação e Cultura Digital, este ministrado pela professora Adriana Ferreira Boeira.
Nesse ambiente foram propostos 5 desafios acompanhados de materiais, que foram cuidadosamente selecionados, referentes ao que foi estudado em cada um dos componentes curriculares, sendo eles respectivamente: Pedagogias e Pedagogos, História da Educação, Antropologia da educação, Educação em Direitos Humanos e Leitura e produção textual.
_____________________________________________________________
Inicialmente, no desafio 1 foi disponibilizado um texto escrito por mim, de cunho reflexivo , referente a fala de algumas pedagogas trazidas pela professora Viviane Paim, que nos contaram um pouco sobre suas trajetórias, desafios e recompensas. Ao fim da leitura foi proposto um questionário com perguntas também reflexivas que fazem alusão ao texto.
Em seguida, no desafio 2, comentei sobre um trabalho interdisciplinar que foi realizado nos componentes curriculares de Pedagogia e Pedagogos com História da Educação. Esse trabalho nos desafiou a construir um museu histórico escolar, isto é, tivemos que trazer objetos que haviam marcado alguma época escolar. Com isso montei slides dando detalhes referentes ao objeto trazido por meu grupo. E para que de forma descontraída os alunos que estão acessando esta blogquest pudessem mostrar que tinham dado significado ao conteúdo trazido, foi proposto uma cruzadinha.
Em Antropologia da Educação, estudamos sobre as diversidades culturais existentes em nosso meio. Com base nisso, foi selecionado cuidadosamente um vídeo alusivo a esse tema, acompanhado dele, para aproximar ainda mais as ideias, produzi uma nuvem de palavras. Consumando o desafio 3 é indicado um quizz para ser respondido.
No desafio 4, trouxe aos leitores 3 textos detalhando a cultura Indígena, afro-brasileira e africana, respectivamente, tema abordado em Educação em Direitos Humanos . Além disso, disponibilizei um mapa mental, para clarificar ainda mais o estudo sobre. Para complementar este conteúdo, é solicitado ao aluno que responda a uma cruzadinha.
Finalizando, após trabalharmos com a Ortografia, no componente de Leitura e Produção Textual, o desafio 5 foi produzido a partir dos uso dos porquês. Em slides explicativos, é detalhado cada uma situações em que se deve utilizar cada um deles. Ao término da leitura desse conteúdo, é sugerido um quizz que abrange a todas as classes gramaticais e ortográficas.
Nesse ambiente foram propostos 5 desafios acompanhados de materiais, que foram cuidadosamente selecionados, referentes ao que foi estudado em cada um dos componentes curriculares, sendo eles respectivamente: Pedagogias e Pedagogos, História da Educação, Antropologia da educação, Educação em Direitos Humanos e Leitura e produção textual.
_____________________________________________________________
Inicialmente, no desafio 1 foi disponibilizado um texto escrito por mim, de cunho reflexivo , referente a fala de algumas pedagogas trazidas pela professora Viviane Paim, que nos contaram um pouco sobre suas trajetórias, desafios e recompensas. Ao fim da leitura foi proposto um questionário com perguntas também reflexivas que fazem alusão ao texto.
Em seguida, no desafio 2, comentei sobre um trabalho interdisciplinar que foi realizado nos componentes curriculares de Pedagogia e Pedagogos com História da Educação. Esse trabalho nos desafiou a construir um museu histórico escolar, isto é, tivemos que trazer objetos que haviam marcado alguma época escolar. Com isso montei slides dando detalhes referentes ao objeto trazido por meu grupo. E para que de forma descontraída os alunos que estão acessando esta blogquest pudessem mostrar que tinham dado significado ao conteúdo trazido, foi proposto uma cruzadinha.
Em Antropologia da Educação, estudamos sobre as diversidades culturais existentes em nosso meio. Com base nisso, foi selecionado cuidadosamente um vídeo alusivo a esse tema, acompanhado dele, para aproximar ainda mais as ideias, produzi uma nuvem de palavras. Consumando o desafio 3 é indicado um quizz para ser respondido.
No desafio 4, trouxe aos leitores 3 textos detalhando a cultura Indígena, afro-brasileira e africana, respectivamente, tema abordado em Educação em Direitos Humanos . Além disso, disponibilizei um mapa mental, para clarificar ainda mais o estudo sobre. Para complementar este conteúdo, é solicitado ao aluno que responda a uma cruzadinha.
Finalizando, após trabalharmos com a Ortografia, no componente de Leitura e Produção Textual, o desafio 5 foi produzido a partir dos uso dos porquês. Em slides explicativos, é detalhado cada uma situações em que se deve utilizar cada um deles. Ao término da leitura desse conteúdo, é sugerido um quizz que abrange a todas as classes gramaticais e ortográficas.
Após concluir esse trabalho, pude perceber o quanto é interessante e instigante pro aluno ao promover a interação e educação de forma digital. Saber que estão sido oferecidas informações corretas sem fontes duvidosas, uma vez que é preciso pesquisar e selecionar o conteúdo que aqui é anexado. Logo, o aluno estará utilizando a tecnologia da forma adequada, agregando a sua aprendizagem de forma significativa.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
Disponível em: < http://www.nacconstrutora.com.br/introducao/ > Acesso em 06 de DEZ. 2019 |
[Início]
[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]
[Avaliação] [Conclusão] [Referências]
0 comentários:
Postar um comentário