Disponível em: <http://educapedagogiadannyi.blogspot.com/2018/04/resultado-de-imagem-para-somente.html>. Acesso em: 06 nov. 2019.
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O QUE APRENDEMOS EM PEDAGOGIA?
Atividade Interdisciplinar entre os componentes curriculares Educação em Direitos Humanos e Educação e Cultura Digital.
DESAFIO 4
História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena"
Que bom que você está aqui para darmos continuidade em nossos desafios. Neste desafio abordaremos o assunto "História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena", você lerá um texto sobre "História e Cultura Africana e Indígena nas escolas", onde mostra as dificuldades que os mesmos encontram para conquistarem seus estudos.
De acordo com Raquel, " acredita que o principal benefício da inclusão dos temas no currículo é o encontro das crianças com a sua própria história. Índios e negros sempre aparecem na história oficial como seres a-históricos. É importante para as crianças relacionarem e identificarem os diferentes corpos da história brasileira. A própria relação dos estudantes com a escola pode mudar e os professores vão ser obrigados a se capacitarem nessa área temática, já que não estão preparados, não por culpa deles, mas porque estão repassando o que aprenderam". ( JÚNIA, 2010)
Cada dia uma nova batalha a ser conquistada, os negros, índios e afro-brasileiros estão cada vez conquistando uma educação digna e igualitária em nosso pais, que é muito mais que merecido.
Abaixo clique link grifado, para ver o conteúdo completo.
História e Cultura Africana e Indígena nas escolas
Após sua leitura você verá um mapa mental com o conteúdo lido no texto anterior.
Mapa mental sobre o conteúdo.
Mapa mental sobre o conteúdo.
Para exercitamos o que aprendemos, terá que responder uma cruzadinha.
Clique na palavra " CRUZADINHA" para fazer as atividades referentes ao desafio.
CRUZADINHA
Aqui encontram-se as perguntas para responder a cruzadinha.
- É uma opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos, mas que é baseada unicamente em um sentido hostil.
- Localidade que no passado, constituíram-se em locais de refugio de escravos africanos e afrodescentes em todo continente africano.
- Foi oficialmente Imperial nº 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil.
- É a inexistência de desvios ou incongruências sob determinado ponto de vista, entre dois ou mais elementos.
- É um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a critica.
- São todos os direitos relacionados a garantia de uma vida digna a todas as pessoas.
- Valoriza a cultura dos povos, afirma e mantem a diversidade, fortalece as práticas socioculturais e das línguas maternas.
- Designa algo com uma compreensão de quem somos, nossas características definitórias fundamentais como seres humanos.
- Entendida como um construto social, usado para distinguir pessoas em termos de uma ou mais marcas físicas.
- Que versa sobre o ensino da historia e cultura afro-brasileira, africana e indígena, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade.
Você acabou de concluir o desafio 4, agora vamos para o último desafio.
Mas antes não esqueça de deixar seu comentário sobre a reflexão sobre o texto que você leu e contando um pouco de sua experiência com o desafio 4 !
Até a próxima!
Para acessar o desafio 5, basta clicar no link abaixo.
[Início]
[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]
[Avaliação] [Conclusão] [Referências]
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