quarta-feira, 1 de maio de 2019

DESAFIO 4

Resultado de imagem para ifrs campus vacaria
Disponível em: <http://educapedagogiadannyi.blogspot.com/2018/04/resultado-de-imagem-para-somente.html>. Acesso em: 06 nov. 2019.

BLOGQUEST

O QUE APRENDEMOS EM PEDAGOGIA?

Atividade Interdisciplinar entre os componentes curriculares Educação em Direitos Humanos e Educação e Cultura Digital.

DESAFIO 4

História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena"

História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena
Disponível em: <https://cesmac.edu.br/direito/noticias/iii-workshop-multidisciplinar-afro-e-indigena-e-i-encontro-interdisciplinar-dos-cursos-de-servico-social-psicologia-e-direito>. Acesso em: 05 nov. 2019.


Que bom que você está aqui para darmos continuidade em nossos desafios. Neste desafio abordaremos o assunto "História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena", você lerá um texto sobre "História e Cultura Africana e Indígena nas escolas", onde mostra as dificuldades que os mesmos encontram para conquistarem seus estudos.
De acordo com Raquel, " acredita que o principal benefício da inclusão dos temas no currículo é o encontro das crianças com a sua própria história. Índios e negros sempre aparecem na história oficial como seres a-históricos. É importante para as crianças relacionarem e identificarem os diferentes corpos da história brasileira. A própria relação dos estudantes com a escola pode mudar e os professores vão ser obrigados a se capacitarem nessa área temática, já que não estão preparados, não por culpa deles, mas porque estão repassando o que aprenderam". ( JÚNIA, 2010)
Cada dia uma nova batalha a ser conquistada, os negros, índios e afro-brasileiros estão cada vez conquistando uma educação digna e igualitária em nosso pais, que é muito mais que merecido.

Abaixo clique link grifado, para ver o conteúdo completo.


História e Cultura Africana e Indígena nas escolas



Após sua leitura você verá um mapa mental com o conteúdo lido no texto anterior.

 Mapa mental sobre o conteúdo.



Que tal fazermos uma atividade sobre o assunto?
Para exercitamos o que aprendemos, terá que responder uma cruzadinha.
Clique na palavra " CRUZADINHA" para fazer as atividades referentes ao desafio.

CRUZADINHA




Aqui encontram-se as perguntas para responder a cruzadinha.

  1. É uma opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos, mas que é baseada unicamente em um sentido hostil.
  2. Localidade que no passado, constituíram-se em locais de refugio de escravos africanos e afrodescentes em todo continente africano. 
  3. Foi oficialmente Imperial nº 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil.
  4. É a inexistência de desvios ou incongruências sob determinado ponto de vista, entre dois ou mais elementos.
  5. É um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a critica.
  6. São todos os direitos relacionados a garantia de uma vida digna a todas as pessoas.
  7. Valoriza a cultura dos povos, afirma e mantem a diversidade, fortalece as práticas socioculturais e das línguas maternas.
  8. Designa algo com uma compreensão de quem somos, nossas características definitórias fundamentais como seres humanos.
  9. Entendida como um construto social, usado para distinguir pessoas em termos de uma ou mais marcas físicas.
  10. Que versa sobre o ensino da historia e cultura afro-brasileira, africana e indígena, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade.

Você acabou de concluir o desafio 4, agora vamos para o último desafio. 

Mas antes não esqueça de deixar seu comentário sobre a reflexão sobre o texto que você leu e contando um pouco de sua experiência com o desafio 4 !


Até a próxima!

Para acessar o desafio 5, basta clicar no link abaixo. 


[Início]

[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]
[Avaliação] [Conclusão[Referências

0 comentários: