quarta-feira, 1 de maio de 2019

CONCLUSÃO

Resultado de imagem para ifrs campus vacaria
Resultado de imagem para imagens pedagogicas

Disponível em: <http://ipae.org.br/how-to-focus-in-exams/>. Acesso em: 09 Dez. 2019.

BLOGQUEST

O QUE APRENDEMOS EM PEDAGOGIA? 

CONCLUSÃO

     A construção da Blogquest nos permitiu viajar por vários campos da Pedagogia, onde através de cada desafio, foram produzidos diversos tipos de atividades relacionadas aos temas estudados ao decorrer do primeiro semestre do Curso. Foi possível mesclar as temáticas de acordo com cada componente curricular e colocar em prática de forma criativa o aprendizado do semestre.
     No Desafio 1, o tema abordado  foi O Papel do professor: sua história, identidade e profissionalização, atividade interdisciplinar entre os componentes curriculares de Educação e Cultura Digital e Pedagogias e Pedagogos. Foi disponibilizado um texto sobre A importância do Pedagogo na Educação e na Sociedade. Após a leitura do texto foi criado um formulário de perguntas destinados aos pedagogos, onde foram abordados diversas questões sobre a profissão, formação e área de atuação, sendo ela docente ou não.  O assunto exposto nesse desafio foi importante para refletirmos o quanto a profissão de Pedagogo é importante em nossa sociedade e quais os campos de atuação que ele se enquadra.
     No desafio 2 o assunto exposto era sobre O Museu Histórico Pedagógico que foi construído pela turma de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFRS Campus Vacaria.Essa atividade era proposta pelos componentes curriculares de educação e Cultura Digital, Pedagogias e Pedagogos e História da Educação. O Museu continha diversos objetos que foram utilizados ao longo da história da educação em escolas. Para demonstrar melhor o tema, foi disponibilizado um E-book (livro digital), onde continham os dados do objeto apresentado pelas alunas Natieli e Edilce, e uma breve explicação sobre qual é a função e a finalidade desse objeto,  um boletim escolar. Além desse objeto, no livro digital foi ilustrado outro objeto da época, a lousa escolar, e uma breve explicação sobre a mesma. Como exercício de fixação sobre o assunto, foi realizado uma exercício de caça palavras sobre o tema em questão. A partir desse desafio, foi possível relembrar e retomar o quanto a educação vem evoluindo e como os métodos utilizados para ensinagem nos dias de hoje foram  tomando outras formas e aos poucos modificando-se.
     O desafio 3 trata do assunto sobre Diversidade Cultural, atividade interdisciplinar dos componentes curriculares de Educação e Cultural Digital e Antropologia da Educação. O assunto é baseado em aspectos culturais brasileiros, e para que fosse demonstrado de forma clara e coesa, foi disposto uma nuvem de palavras e um vídeo explicativo sobre o conteúdo, e após um quizz com perguntas sobre o tema. Cada vez mais é nítido o quanto a cultura em nosso país é diversa, e com isso, nesse desafio pudemos retomar o tema e relembrar diversos aspectos da cultura brasileira.
     O quarto desafio era baseado sobre História e cultura afro-brasileira, africana e indígena, atividade interdisciplinar entre os componentes curriculares de Educação e Cultura Digital e Direitos Humanos. Para melhor entendimento do assunto foi disponibilizado um texto que trava sobre o tema, um vídeo e um mapa mental contendo palavras ligadas ao assunto. Também foi disposto um jogo de cruzadinha para que o aluno pudesse testar seus conhecimentos sobre o tema. Nesse desafio foi possível recordar diversas culturas trazidas pelos povos indígenas e africanas, as quais são muito conhecidas em nosso país até os dias de hoje.

     Entretanto, a partir da construção dos quatros desafios da Blogquest foi possível analisar o quanto os meios digitais auxiliam no processo educativo. Foi viável utilizar meios criativos como jogos, vídeos, nuvem de palavras, mapa mental que facilitam a forma de expor o assunto e organizar os temas. Torna-se imprescindível  que nos aprofundemos cada vez mais dos assuntos e que a busca por novos conhecimentos estão sempre à frente, a fim de garantir  a qualidade no ensino e a curiosidade dos alunos para com os conteúdos apresentados pelo professor. 

[Início]

[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4


[Avaliação] [Conclusão[Referências


Nenhum comentário:

Postar um comentário