Disponível em: <http://ipae.org.br/how-to-focus-in-exams/>. Acesso em: 09 Dez. 2019.
BLOGQUEST
O QUE APRENDEMOS EM PEDAGOGIA?
CONCLUSÃO
A construção da Blogquest nos permitiu viajar por vários
campos da Pedagogia, onde através de cada desafio, foram produzidos diversos
tipos de atividades relacionadas aos temas estudados ao decorrer do primeiro
semestre do Curso. Foi possível mesclar as temáticas de acordo com cada
componente curricular e colocar em prática de forma criativa o aprendizado do
semestre.
No Desafio 1, o tema abordado foi O Papel do professor: sua história,
identidade e profissionalização, atividade interdisciplinar entre os
componentes curriculares de Educação e Cultura Digital e Pedagogias e
Pedagogos. Foi disponibilizado um texto sobre A importância do Pedagogo na
Educação e na Sociedade. Após a leitura do texto foi criado um formulário de
perguntas destinados aos pedagogos, onde foram abordados diversas questões
sobre a profissão, formação e área de atuação, sendo ela docente ou não. O assunto exposto nesse desafio foi
importante para refletirmos o quanto a profissão de Pedagogo é importante em
nossa sociedade e quais os campos de atuação que ele se enquadra.
No desafio 2 o assunto exposto era sobre O Museu Histórico
Pedagógico que foi construído pela turma de estudantes do curso de Licenciatura
em Pedagogia do IFRS Campus Vacaria.Essa atividade era proposta pelos
componentes curriculares de educação e Cultura Digital, Pedagogias e Pedagogos
e História da Educação. O Museu continha diversos objetos que foram utilizados
ao longo da história da educação em escolas. Para demonstrar melhor o tema, foi
disponibilizado um E-book (livro digital), onde continham os dados do objeto
apresentado pelas alunas Natieli e Edilce, e uma breve explicação sobre qual é
a função e a finalidade desse objeto, um
boletim escolar. Além desse objeto, no livro digital foi ilustrado outro objeto
da época, a lousa escolar, e uma breve explicação sobre a mesma. Como exercício
de fixação sobre o assunto, foi realizado uma exercício de caça palavras sobre
o tema em questão. A partir desse desafio, foi possível relembrar e retomar o
quanto a educação vem evoluindo e como os métodos utilizados para ensinagem nos
dias de hoje foram tomando outras formas
e aos poucos modificando-se.
O desafio 3 trata do assunto sobre Diversidade Cultural,
atividade interdisciplinar dos componentes curriculares de Educação e Cultural
Digital e Antropologia da Educação. O assunto é baseado em aspectos culturais
brasileiros, e para que fosse demonstrado de forma clara e coesa, foi disposto
uma nuvem de palavras e um vídeo explicativo sobre o conteúdo, e após um quizz
com perguntas sobre o tema. Cada vez mais é nítido o quanto a cultura em nosso
país é diversa, e com isso, nesse desafio pudemos retomar o tema e relembrar
diversos aspectos da cultura brasileira.
O quarto desafio era baseado sobre História e cultura afro-brasileira,
africana e indígena, atividade interdisciplinar entre os componentes
curriculares de Educação e Cultura Digital e Direitos Humanos. Para melhor
entendimento do assunto foi disponibilizado um texto que trava sobre o tema, um
vídeo e um mapa mental contendo palavras ligadas ao assunto. Também foi
disposto um jogo de cruzadinha para que o aluno pudesse testar seus
conhecimentos sobre o tema. Nesse desafio
foi possível recordar diversas culturas trazidas pelos povos indígenas e africanas,
as quais são muito conhecidas em nosso país até os dias de hoje.
Entretanto, a partir da construção dos quatros desafios da
Blogquest foi possível analisar o quanto os meios digitais auxiliam no processo
educativo. Foi viável utilizar meios criativos como jogos, vídeos, nuvem de
palavras, mapa mental que facilitam a forma de expor o assunto e organizar os
temas. Torna-se imprescindível que nos
aprofundemos cada vez mais dos assuntos e que a busca por novos conhecimentos
estão sempre à frente, a fim de garantir a qualidade no ensino e a curiosidade dos
alunos para com os conteúdos apresentados pelo professor.
[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4]
[Avaliação] [Conclusão] [Referências]
0 comentários:
Postar um comentário